Saltar navegação

Imagens Luminosas

O olho humano pode ser considerado um instrumento óptico: forma imagens pelo fenômeno físico da refração, o que faz a luz sofrer desvios ao mudar de meio. Por esse mesmo motivo, o olho humano pode ser comparado com uma câmara fotográfica, ambos possuem abertura para a passagem de luz, uma lente e um "suporte", onde a imagem é recebida e registada.
No olho humano, o cristalino funciona como uma lente convergente, e é graças a essa "lente" que é possível a formação das imagens.
O cristalino, fica situado na região anterior do globo ocular. No fundo do globo ocular, está a retina, que é sensível à luz e serve de "suporte" para as imagens. As sensações luminosas, após serem captadas e projetadas sobre a retina, são enviadas para o cérebro pelo nervo óptico.
 
 

 

O Olho Humano
Publicado no YouTube pelo Canal do Conhecimento a 16/02/2017

O que é o olho? O olho humano, como todos sabem, é responsável pela visão. A visão é um dos cinco sentidos que nos permite ter uma percepção do mundo. Há diferença na visão dos seres humanos e dos animais. A nossa visão é muito mais complexa, pois existem partes específicas para a percepção de luz e partes para detectar e interpretar as imagens captadas nos olhos. Com isso, podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto.

 

Publicado no YouTube pelo Canal do Veronese a 24/03/2015
É incrível como nosso cérebro processa as informações recebidas através da nossa visão. O que nós enxergamos, como enxergamos, como distinguimos as cores, que cores somos capaz de enxergar. Neste vídeo o oftalmologista Dr. Roberto Machado explica tudo em rápidas palavras. Trata-se de uma aula do funcionamento do olho humano, nossa super máquina.

 

Olho versus Câmera - Michael Mauser

Publicado no YouTube por TED-Ed a 06/04/2015
Nossos olhos nem sempre captam o mundo exatamente como uma câmara de vídeo. No entanto, os olhos são órgãos incrivelmente eficientes, resultado de centenas de milhões de anos de coevolução com o cérebro. Michael Mauser ressalta as semelhanças e as diferenças entre o olho e a câmara de vídeo.